Identidade Digital RJ já atinge a marca de mais de 165 mil downloads

Serviço permite baixar versão digital do documento e ter a carteira de identidade disponível no celular

Lançado em outubro de 2021 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Detran, o aplicativo Identidade Digital RJ chegou à marca de 165 mil downloads no último dia útil de dezembro. O serviço permite baixar a versão digital do documento e ter a carteira de identidade disponível no telefone celular.

Nesta semana, o Governo do Estado lançou uma campanha publicitária “RG do RJ” para aumentar a divulgação sobre a nova identidade digital disponibilizada pelo Detran. A campanha destaca ainda outros lançamentos do Detran no último ano, como o Posto Digital, que permite aos usuários acessar o site do órgão de trânsito usando login e senha, para obter documentos e fazer serviços. “Depois de inovar com o Posto Digital, o licenciamento e a CNH digital, o Governo do Estado estimula agora os cidadãos fluminenses a obterem a Identidade Digital RJ”, valoriza a campanha.   

Dos 165.244 downloads das carteiras de identidade no celular, 103.436 foram feitos por homens (62,6%) e 61.865 por mulheres (37,4%). Foram registrados 21,6% de acessos de usuários entre 20 e 30 anos; 24,5% de acessos entre 31 e 40 anos e 22% entre 41 e 50 anos. A carteira digital também foi bem recebida pelos jovens: 11,6% do total de acessos foram de pessoas com 18 e 19 anos. Nas demais faixas etárias, 13,2% dos acessos foram de pessoas entre 51 e 60 anos; 6% entre 61 e 70 anos; 1,0% entre 71 e 80 anos e 0,1% acima de 80 anos.

     A versão digital está disponível para ser baixada nas principais plataformas digitais – nas lojas Android e IOS. A Identidade Digital RJ tem o mesmo valor jurídico do documento impresso e validade em todo o território nacional. Por enquanto, para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos. Em futuro próximo, os pais poderão autorizar a emissão dos documentos digitais de seus filhos. O download não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital poderá continuar a usar apenas o documento físico, em papel.

A identidade digital pode ser baixada, inicialmente, por quem tem carteira impressa emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.

Fonte: 24Ofício