• Campanha Adote uma Caneca no Trabalho

    campanha_caneca

    O Cartório do 24° Ofício de Notas participa e apoia a campanha “Adote uma Caneca no Trabalho”. O objetivo é reduzir a quantidade de copos descartáveis de plásticos gastos diariamente. Este, é um dos produtos que mais poluem, usado aos milhões todos os dias. Por serem práticos, higiênicos e baratos eles estão em quase todo lugar: no trabalho, em escolas, festas, consultórios, etc. O seu uso gera muito lixo, o que poderia ser em parte evitado.

    Apenas neste ano, a estimativa é de que 760.000 copos descartáveis sejam jogados no lixo. O copo descartável leva até 200 anos para decompor-se na natureza. Além disso, é um resíduo de baixo valor econômico, se comparado a outros materiais, como alumínio e papel, que são mais procurados para a reciclagem.

    A campanha “Adote uma caneca no Trabalho” consiste na ideia de que cada funcionário passe a usar uma caneca ou garrafinha no local de trabalho. Se você vai usar um copo descartável, guarde aquele copo e use o dia inteiro, porque assim você já estará colaborando de certa forma.

    Todo cidadão é responsável pelo desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. A mudança de pensamento e ação deve acontecer com as novas experiências que tivermos no âmbito profissional e pessoal. Porém, se quisermos preservar as condições mínimas para a vida na Terra, este processo precisa acontecer o rápido possível. Vamos dar o primeiro passo trocando, cada um de nós, o copo descartável por uma caneca.

    Abaixo, enumeramos 9 motivos para você também aderir a essa linda campanha:

    1 – Todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável.
    2 – A produção de plástico gera resíduos tóxicos.
    3 – O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado do mundo (no Brasil apenas 20%).
    4 – Sua decomposição na natureza leva séculos (200 a 450 anos).
    5 – Ao serem jogados no lixo comum, são levados para aterros, liberando seus componentes no meio ambiente, o que pode levar à contaminação do solo e lençóis freáticos.
    4 – Provém do petróleo, que é uma fonte não renovável e que em implica grande impacto ambiental na sua extração.
    7 – Poucos catadores se interessam em coletá-los, então os copos plásticos acabam indo parar nos lixões.
    8 – Os copos plásticos, quando utilizados para bebidas quentes, como café ou chá, levam um pouco de sua composição para o corpo do usuário.
    9 – Uma embalagem com 100 copos custa R$ 4,50. Se você usa, no seu trabalho, 3 copos descartáveis por dia, poderá economizar 700 copos por ano.

    Voltar ao topo